segunda-feira, 16 de junho de 2014

Entrevista: Juliana Rodrigues

Oi meu lindos!
Trago agora para vocês, a entrevista com Juliana Rodrigues, como prometi. Ela tem dois blogs: Um pessoal, Ser Escritora e outro de um conto, Meninas de Seda. Indico os dois blogs dela, pois são perfeitos *-*. Bom, vamos à entrevista:

1. Como surgiu a ideia para o Ser Escritora e o Meninas de Seda? Pode contar um pouco de sua história?
A história é um pouco longa, rs. Quando eu tinha uns 14 anos, fui reunindo várias ideias que eu tinha guardadas em mente, e comecei a escrever a história de uma menina rica que acabara de voltar do colégio interno, mas guardava muitos segredos. Essa menina, Mary Anne Carpenter, se apaixonaria e viveria um amor proibido e tal, mas acabei achando a história um tanto clichê e bobinha, e decidi parar.
Na época da minha formatura do Ensino Fundamental, eu estava com tanto medo de que algo desse errado, que tive um sonho (no qual uma garota era assassinada e encontrada no meio de uma poça de sangue com uma marca no pulso). Um mês depois, tive outro sonho, que se ambientava numa Escola mais madura, que parecia ser a continuação do outro sonho.
E depois de um tempo, tive um terceiro sonho do mesmo tipo, só que nesse, eu ficava face a face com o assassino. Quando consegui falar com ele e perguntar, foi o mesmo momento em que minha mãe me acordou. Lembro-me de ter passado o dia pensando naquele sonho, e lembrei dos outros dois. Como sempre achei que através da escrita acabamos encontrando respostas que somente no pensamento não seríamos capazes, decidi escrever sobre esses sonhos, juntando a história com a outra que eu já escrevia, da Mary Anne Carpenter.
Mudei muitas coisas, já que juntar duas história em uma só não é moleza, rs, e criei a personagem principal, Natalie Dolman, deixando ainda todos os personagens que eu já havia criado na outra história (Mary Anne, Nicole, Victoria, etc), e o título "Meninas de Seda", só que trazendo um significado diferente para ele.
Quando entrei no Ensino Médio, fiquei tão tumultuada com a mudança que minha vida teve, que parei de escrever esse livro, mas algum tempo depois, decidi criar um blog mais voltado para o mundo literário em geral, onde eu pretendia expor mais meus sentimentos, e ao mesmo tempo criar um conteúdo mais voltado para outras pessoas (e não algo centrado em uma só coisa como Meninas de Seda era).
Mas, comecei a me sentir vazia por ter abandonado o livro, então, decidi retomá-lo no final do ano, e postava no blog mesmo. A história é resumidamente essa, onde depois de tantas reviravoltas, finalmente as coisas começaram a darem certo.

2. Você pretende, no futuro, publicar a trilogia "Meninas de Seda"?
Não sei mais para a frente, mas acho que não. Pode parecer um pensamento pequeno, mas só de saber que existem pessoas que realmente leem e gostam, já significa muito para mim. Sobre publicar, quem sabe o que o futuro pode reservar, não é mesmo? Mas não está nos meus planos ainda.

3. Sua família lhe apoia com a escrita?
Acho que a maioria nem sabe que eu escrevo, rsrs. As vezes estou sentada na frente do computador, minha mãe me chama pra ir em algum lugar, eu simplesmente falo "Espera aí, tô terminando um capítulo". E fica só por isso mesmo. Então, falando em apoio, se uma ou outra pessoa fizer isso por mim dentro da família, é muito.

4. O que lhe dá inspiração para a escrita?
Isso depende do quanto estou em sintonia comigo mesma e meus pensamentos. As vezes, nada surge, não consigo escrever sobre absolutamente nada, o que é normal. Mas tem certos momentos em que qualquer coisa que aparece na minha frente serve como inspiração. Uma imagem, uma paisagem diferente, algo fora da ordem, uma frase em uma conversa... a inspiração está em todos os lugares, só depende da sensibilidade que cada um tem para perceber isso.

5. Se pudesse escolher entre virar escritora e virar uma ilustradora, qual você escolheria?
Admiro muito ambos por representarem formas diferentes de expressar sentimentos e transmiti-los, mas fico na escrita mesmo. É o que sossega minha alma quando estou inquieta. Até gostaria de ser uma ilustradora, mas não acho que teria tanta imaginação na criação, rs.

6. Dá trabalho ter dois blogs, sabendo que você tem que publicar semanalmente/mensalmente suas postagens?
Muito mesmo. Especialmente quando chega época de provas e trabalhos na escola, tudo vira uma loucura. Trabalho no período da manhã, e embora isso não ocupe tanto meu tempo assim, cansa. E fora um milhão de coisas na escola e cursos por fora, rs. Com o Ser Escritora, estou naquela fase em que sempre recebo alguns e-mails de leitores me pedindo alguma dica e tal, então tenho que me organizar quanto a isso também. E lá no Meninas de Seda, embora eu atrase, dá um trabalho enorme pensar em cada detalhe do que farei no capítulo. Mas de qualquer forma, é um trabalho recompensador.

7. Queria agradecer por aceitar participar desta entrevista. Desde o início do ano acompanho seu blog e sou uma grande admiradora sua e de suas obras.
Sou eu quem deve agradecer, de coração. Já disse isso, e não me canso de repetir, você é um amor de pessoa, que eu considero (não apenas como leitora, viu). Desejo muito sucesso com seu blog e seu livro.

4 comentários:

  1. amei saber mais de juliana ,ela deveria divulgar a entrevista ,seus fãs iriam adorar...gosto das suas cronicas giovanna>Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mel. Concordo, a Ju deveria mesmo divulgar a entrevista. Acho mesmo que seus fãs gostarão da ideia. ;)
      Beijos Gio.

      Excluir
  2. Giooo, te confesso que entrei no seu blog ontem quase o dia inteiro pra ver se tinha postado, e hoje não tinha dado até então. Mas é claro que vou divulgar, guardo toda entrevista com muito carinho no coração <3

    Amei ser entrevistada. Até mais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, eu lembro que eu tinha muita coisa para fazer e acabei me esquecendo |-) Graças à Melissa que me lembrou e acabei postando.
      De nada, Ju! ;)
      Beijos Gio.

      Excluir